Granuloma Anular

Granuloma anular (GA) é uma dermatose benigna relativamente comum. Ela ocorre em todas as raças e em todas as idades, afetando mais frequentemente as mulheres.

A causa do GA ainda é desconhecida, mas admite-se que ele possa representar um tipo de reação imunológica a vários fatores (antígenos), como vírus, insetos ou outros microrganismos.

Existem diversas formas de manifestação clínica do GA, mas geralmente as lesões são caracterizadas por pápulas e nódulos da cor da pele ou avermelhados (eritematosos), que se agrupam formando lesões em forma de anel ou círculo. Em alguns pacientes apenas uma lesão é encontrada, mas na maiorias dos casos, várias lesões estão presentes.

A doença, apesar de crônica, pode resolver-se espontaneamente, geralmente em até dois anos do início do quadro. Um dado interessante e muito conhecido dos próprios pacientes é o fato da lesão poder desaparecer depois da realização da biópsia para confirmação do diagnóstico, quando essa é necessária.

O tratamento do GA pode ser feito com o uso de diversos medicamentos, sendo os corticosteróides os mais comumente empregados.

fototerapia também é uma opção terapêutica, sendo muito indicada por sua segurança naqueles pacientes com quadro mais disseminado, e que necessitariam de medicamentos via oral para controle da doença.

Publicado em G

Deixe uma resposta