Micose de unha ou Onicomicose

A micose de unha ou onicomicose é a infecção do aparelho ungueal por fungos, geralmente do tipo dermatófitos, podendo ocorrer também infecção por fungos do tipo Candida*.

Sobre aparelho ungueal, compreende-se basicamente a lâmina ungueal, que é a parte visível da unha, o leito ungueal, que representa a parte abaixo da lâmina, e a matriz, substância que fica embaixo da pele na parte que a unha “nasce”, e é responsável pela produção da unha.

Os dermatófitos são fungos que estão presentes na natureza, em praticamente todos os ambientes, como terra, vegetais, pisos úmidos, madeira entre tantos outros ambientes. Portanto podem ser transmitidos desses ambientes aos seres humanos. Também pode ocorrer transmissão de uma pessoa para outra.

A micose da unha é a principal causa de alteração nas unhas examinadas pelos dermatologistas nos consultórios. Ela pode ocorrer em crianças e adultos, mas é bem mais comum nos adultos.  Acometem tanto as unhas dos pés como as unhas das mãos, porém a grande maioria ocorre nas unhas dos dedos dos pés.

A manifestação clínica pode ser variada, mas de forma geral, há um descolamento da unha do leito ungueal, referido como unha “oca”, com espessamento da lâmina (a unha fica grossa). Ocorre também com muita frequência alteração da coloração. A unha pode ficar amarelada, amarronzada, até mesmo enegrecida. Algumas micoses de unha provocam uma coloração esbranquiçada da lâmina ungueal.

Geralmente depois de adquirida a micose, não há cura espontânea, portanto o tratamento é necessário. Com o passar do tempo, sem tratamento, pode ocorrer evolução para destruição total das unhas, o que além de provocar um efeito inestético que incomoda muito aos pacientes, a destruição da unha também pode provocar dor e até dificuldade de calçar ou caminhar. As unhas danificadas também funcionam como uma “porta de entrada” para outros fungos e bactérias, o que pode levar a infecções secundárias importantes.

É muito importante que o paciente procure um dermatologista assim que ele perceba qualquer alteração nas unhas. Embora a micose da unha seja a alteração mais frequente, muitas outras doenças podem provocar alterações semelhantes nas unhas. O diagnóstico correto deve ser feito para que outras doenças, até mesmo doenças graves, sejam excluídas, e o tratamento prontamente iniciado.

O tratamento da micose da unha costuma ser bem lento, pode ser feito com medicamentos de aplicação local, sobre a própria unha afetada, ou medicamentos por via oral. Muitas vezes essas duas formas de tratamento são associadas.

O paciente deve ser orientado a manter o tratamento pelo tempo que for necessário para resolução total da micose, pois caso ele interrompa antes da eliminação completa do fungo, é muito provável que a micose retorne em algum momento.

*A infecção do aparelho ungueal por Candida albicans ocorre com maior frequência nas mãos, geralmente como infecção secundária em pacientes com paroníquia crônica.

 

Publicado em M