Prurido (Coceira)
O prurido, ou coceira na pele, é a queixa mais comum nos indivíduos com doenças dermatológicas. Ocorre tanto nos indivíduos com lesões na pele, como naqueles sem lesões aparentes.
O prurido é um desafio para o dermatologista, mesmo experiente, pois pode representar um sintoma de uma doença dermatológica, ou indicar uma doença sistêmica. Também pode estar associado a vários outros fatores.
Entre as diversas doenças dermatológicas que apresentam prurido, a mais comum e diretamente relacionada com esse sintoma é a urticária. Porém, prurido é queixa comum nos pacientes com doenças como:
- psoríase;
- dermatite atópica;
- linfomas cutâneos;
- herpes simples e zoster;
- escabiose;
- pediculose (piolhos);
- prurigo nodular.
Cabe ressaltar que a única doença dermatológica que tem associação direta com o prurido, causado por liberação da histamina, é a urticária. Por esse motivo, o uso dos antihistamínicos (antialérgicos) tem a sua melhor ação nessa doença.
Em relação às doenças sistêmicas que podem causar prurido, podemos citar:
- doença renal;
- doença da tireoide;
- doenças sanguíneas;
- doenças pancreáticas;
- infecções por vírus da Hepatite C e do HIV.
Ainda é preciso considerar outros fatores que podem ser causadores ou agravantes do prurido:
- uso de medicamentos;
- pele xerótica (seca);
- psicogênico;
- gravidez.
Como dito anteriormente, o diagnóstico das causas possíveis de prurido é um desafio para o dermatologista, e da mesma forma, o tratamento também o é. Com todas essas possibilidades envolvidas, é preciso investigar para tentar afastar as causas, e usar medicamentos de diferentes categorias para aliviar os sintomas.