Dermatofitoses

As dermatofitoses, chamadas popularmente de impinge, são doenças causadas por diversos tipos de fungos, podendo acometer, principalmente, a pele, as unhas e o couro cabeludo. Os principais gêneros de fungos associados são Trichophyton sp., Epidermophyton sp. e Microsporum sp..

É uma doença adquirida via contato com o fungo, que pode ocorrer por transmissão por seres humanos, animais ou pelo próprio meio ambiente. Cuidados importantes para evitar a infecção pelos fungos e o desenvolvimento da doença envolvem usar sapatos largos e ventilados, toalhas e roupas de cama limpas e secas, além de evitar andar descalço em espaços públicos como piscinas, vestiários, saunas e banheiros.

Dependendo de onde a doença se manifesta no corpo, a dermatofitose recebe nomes diferentes, contando com o primeiro nome tinea (ou tinha) e a região em que o fungo se desenvolveu. Por exemplo, a dermatofitose do couro cabeludo é conhecida como tinea capitis. Outras manifestações são a tinea pedis (pés), corporis (corpo), cruris (região inguinal ou virilhas), barbae (barba), manuum (mãos), faciei (face) e unguium (unhas). No caso da tinea unguium, um nome genérico comumente usado é onicomicose, que reflete sobre a infecção das unhas por fungos, mas o termo não é restrito aos fungos dermatófitos, ou seja, uma onicomicose pode ser causada por outros tipos de fungo, como Candida sp..

O tratamento das dermatofitoses geralmente envolve o uso de medicamentos antifúngicos tópicos e/ou orais, dependendo da gravidade da infecção.

Publicado em D